Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de maio de 2011

SP antecipa integração da Linha 4 do Metrô e inauguração de duas estações

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na manhã desta segunda-feira (16), durante a inauguração da Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela do Metrô, a antecipação da integração com a Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A integração, que estava prevista para o dia 30 de junho, acontecerá, segundo o governador, no dia 2 de junho, com a conclusão das obras da passarela de acesso. Com isso, o usuário que desembarcar na Estação Pinheiros do Metrô poderá acessar a estação de mesmo nome da CPTM sem pagar outra tarifa.

O governador antecipou a integração de outras duas estações da Linha 4-Amarela – Luz e República -, que estavam previstas para dezembro. Agora, segundo Alckmin, as novas estações começarão a funcionar em outubro.
A Pinheiros é a quarta estação da Linha 4-Amarela do Metrô a ser inaugurada. Em março, foi aberta a Estação Butantã. As estações Faria Lima e Paulista estão funcionando desde maio de 2010, todas ainda em fase de testes. A previsão é que a linha tenha 11 paradas, ao longo de quase 13 km, ligando a Luz, no Centro, à Vila Sônia.


A previsão do Metrô é que cerca de 350 mil pessoas passem por dia pelas estações Pinheiros e Butantã. Para entrar em Pinheiros, o usuário não encontra catracas, mas portas de vidro que se abrem quando a passagem é paga. Até a plataforma, distante 30,95 metros da superfície, o passageiro opta por escadas comuns, 32 escadas rolantes e dois elevadores. A construção tem ao todo seis andares.

A assessoria de imprensa do Metrô informa que a preocupação com a questão ambiental fez parte do projeto. Por isso, grande parte do teto da Estação Pinheiros contém vidro, aproveitando a luz natural. As escadas rolantes têm sensores e só funcionam quando alguém chega perto. Para esperar o trem, se for o caso, há bancos para obesos.
A plataforma, que tem 132 metros de comprimento, é toda cercada por uma barreira de vidro. O objetivo é evitar que as pessoas se machuquem durante o embarque e o desembarque. As portas se abrirão quando a composição parar. O caminho até o trem é traçado com o chamado piso direcional, usado por pessoas com deficiência visual.

A operação da estação ficará sob responsabilidade da ViaQuatro. As composições, assim como em toda a Linha 4, não terão condutor nem separação entre os vagões. A energia elétrica que move o trem fica no teto, evitando acidentes por choque.


Protesto

Durante a inauguração da Estação Pinheiros, metroviários e parentes de vítimas mortas durante as obras de construção da estação, em 2007, realizaram protesto no local. Os familiares dos sete mortos relembravam
tragédia ocorrida há sete anos e pediam mais assistência do governo.

Fonte e Imagens: G1 São Paulo