Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de maio de 2011

Metrô de São Paulo receberá 2º trem reformado

O Metrô de São Paulo receberá no próximo sábado, 7, o segundo trem modernizado pela IESA Projetos, Equipamentos e Montagens, uma empresas da INEPAR S/A, em consórcio com a Alstom. 


O trem segue para testes dinâmicos na via. No projeto, que teve início em 2009 e se estenderá até 2014, está prevista a entrega de 22 trens, compostos por 06 carros em cada um deles, com uma série de modernizações para atender o processo de adaptação a novas tecnologias do Metrô de São Paulo.  


Entre as modernizações realizadas pela IESA e Alstom estão: colocação de sistema de ar condicionado com reforço na estrutura do carro de passageiro; troca do sistema de tração (contínua para alternada), trazendo melhor desempenho e economia de energia; modernização e revisão geral dos truques para receber novo sistema de tração; troca da alimentação elétrica auxiliar do trem, com instalação de novos conversores; implantação de um sistema de televisão para uso interno nos carros de passageiros; colocação de um sistema de proteção contra incêndios; e modernização do sistema de portas e suprimento de ar. 


 Todos os truques dos 22 trens do contrato serão revisados e modernizados na fábrica da IESA, em Araraquara (SP), bem como os carros de passageiros de 5 dos 22 trens. A IESA possui um parque industrial com 145.000 m² de área construída (838 mil m² área total). Fonte: RF