Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

9 de maio de 2011

Manhã complicada na Linha 7-Rubi

Estação Francisco Morato Lotada após quebra de trem em Perus
Matéria cooperativa - Blog Diário da CPTM e Blog CPTM em Foco
A manhã de hoje não foi nada fácil para quem depende da Linha 7-Rubi da CPTM. Uma composição dessa linha avariou na estação de Caieiras, e travou toda a circulação, causando lotação na estação Luz. 


Com isso, chegou-se até a termos 50 minutos sem um trem prestando serviços para Francisco Morato. Como fazemos diariamente, chegamos até a Estação Luz por volta das 07h, e o sistema de som da estação já anunciava o problema. 
Trem série 2100 auxiliando a operação da Linha 7-Rubi
Ao acessar a plataforma, um trem série 1100 estava dando partida, absurdamente lotado. Pois bem, seguimos até o sinal 41, e aguardamos pacientemente por uma composição, que demorou bastante tempo para aparecer. Quando veio, outra unidade 1100, que não resolveu muito o problema. 


Com a saída desse segundo trem, ficou um ´buraco` na circulação, e a plataforma central ficou completamente abarrotada, cena essa que se repetia a cada trem da Linha 11-Coral que chegava. 


Sem qualquer previsão de trens, a CPTM puxou um trem da Linha 10-Turquesa para prestar serviços até a estação de Pirituba (aos que não sabem, esse trem possui restrições, e não pode passar de Pirituba). Cena muitíssimo curiosa, mas infelizmente não pudemos participar dessa tão rara viagem, devido à lotação da plataforma. 


Com a saída desse trem, passaram-se alguns minutos e chegou mais um trem série 1100. Durante o embarque, uma cena curiosa: três usuárias se revoltaram, foram até a ponta da plataforma, desceram, e seguiram caminhando sentido Palmeiras-Barra Funda. Mais que depressa, dois Agentes de Segurança foram atrás das infratoras (caminhar pelos trilhos é proibido, por lei federal).


 Nesse meio tempo, mais um trem série 1100 estacionou em Luz, e finalmente pudemos embarcar. Durante a descida do trecho, notou-se uma fila enorme de trens para estacionar na estação Luz: seis composições, todas de oito carros, aguardavam para estacionar, todas elas lotadas. 


Após meu desembarque em Palmeiras-Barra Funda, notou-se a regularidade do sistema, depois do caos que se foi criado. Segundo informações de outros canais de mídia, o problema no trem foi causado no sistema de tração, e o mesmo já está recolhido para manutenção.


Texto: Diego Silva 
Foto: Diego Silva
Blog CPTM em Foco