Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de maio de 2011

Linha 9 Esmeralda, segundo nossos leitores, é considerada a melhor linha da CPTM

Estação Stº Amaro, Linha 9 - Esmeralda/Ricardo Guimarães

Segundo nossa enquete, iniciada em 24/04/2011 e seu término em 02/05/11 com 137 votos, foi apurada que a linha 9 - Esmeralda (64 votos/46%) , pelos nossos leitores do blog, é a melhor da CPTM.

1ª COLOCADA: 9 - ESMERALDA
Não é de se esperar, pois é a linha em que a companhia mais investiu com reforma das estações e modernização das mesmas, implantação de novas sinalizações como o CBTC, compra de novas composições e o acoplamento das composições, antes de quatro carros, agora de oito, um aumento de 100% de oferta de lugares.

2ª COLOCADA: 11 - CORAL (EXPRESSO LESTE)
TUE Série 2000, exclusivo da Linha 11 - Coral (Expresso Leste)

Segunda colocada, a Linha 11 - Coral Expresso Leste (20 votos/14%), a mais lotada da rede, o que não era de se esperar, pois essa linha é alimentada pela "banda B", ou seja, ela possui uma extensão com mesma denominação. Também é uma das linhas que possui um dos menores headaways do sistema.

3ª COLOCADA: 10 - TURQUESA
TUE Série 2100 na nova estação Tamanduateí

 Terceira colocada, a linha 10 - Turquesa (16 votos/11%) também é cotada como uma boa linha. Seus trens são confortáveis. No horário de pico, o intervalo entre trens são, em média, dez minutos. A linha possui uma boa demanda, por isso está previsto a compra de 10 novos trens e a criação do Expresso ABC, serviço de trens expressos, parando nas estações mais movimentadas da linha.

4ª COLOCADA: 8 - DIAMANTE
TUE Série 5000 na Estação Júlio Prestes

Quarta colocada, a Linha 8 Diamante (14 votos/10%), ex-Fepasa, possui 35 km de extensão. Seus usuários reclamam pelo esquecimento da linha por parte do governo, mas está sendo recompensada pela compra de novos trens e modernização de suas estações, como as novas estações Itapevi, Eng. Cardoso, Carapicuiba e reformas em Osasco.

5ª COLOCADA: 7 - RUBI
TUE Série 1100, eterna reclamação dos usuários da linha 7 - Rubi

Quinta colocada, a Linha 7 Rubi (12 votos/8%) liga a Estação da Luz à Francisco Morato e sua extensão, de Francisco Morato à Jundiaí. É a maior linha do sistema com 60 km de extensão. Em pico, seu intervalo chega a 8 minutos e na extensão 20 minutos. Seus usuários reclamam de seus trens, especificamente os da Série 1100, pois são trens menores em comparação aos outros, além de serem considerados inconfortáveis e lentos. Além desse TUE, Há os das Série 1700, formados por oito carros e os 7000, também com oito carros, porém possui ar condicionado, TVs com mapas dinâmicos e AP's automáticos.

6ª COLOCADA: 11 - CORAL
Estação Terminal Estudantes, com um TUE Série 4400 estacionado

Sexta colocada, Linha 11 - Coral "Banda B", ou extensão do Expresso Leste (6 votos/4%) faz parte da malha leste da CPTM. Possui uma demanda diária de aproximadamente 99 mil usuários e é uma das mais criticadas, seja por seus trens velhos ou a falta de investimentos na linha. Há um plano de extensão até César de Souza, distrito de Mogi das Cruzes e o Expresso Leste até a estação de Mogi das Cruzes.

7ª COLOCADA: 12 - SAFIRA
TUE Série 4400 da Linha 12 na nova Calmon Viana, Sentido Brás/Ricardo Guimarãoes
Última colocada, a Linha 12 Safira (5 votos/3%) é a mais detestada do sistema. Não é de hoje que essa linha é repugnada pelos seus usuários, mediante mau gerenciamento de concessionárias, como a RFFSA e CBTU, com trens velhos e pouca manutenção, estações rústicas e sem nivelamento com vão entre plataforma e composição, "surfistas", "pingentes" e depredações fizeram com que essa linha se tornasse a pior linha da Companhia. Mas hoje a história é diferente, com modernização de estações, sistemas de sinalização e construções de novas estações, equipadas com moderníssimos aparatos tecnológicos para a assebililidade e conforto e novas passarelas faz com que a linha ganhe mais status dentro da companhia. Obviamente que pode perdurar por anos esta marra contra a linha, mas com a administração da CPTM, seus investimentos e principalmente a conservação de seus usuários, esta história pode mudar, e para melhor.


Nesta Semana, outra enquete entrará em nosso blog para você votar e opinar. Obrigado pela sua participação e estamos felizes (Eu, em nome do administrador Ricardo Guimarães) pela sua participação, interagindo conosco e formando um canal interativo entre nós (Administradores) e vocês, nossos leitores.

Fonte de Pesquisa: Wikipédia
Fotos: Ricardo Guimarães/Luis Gustavo