ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de maio de 2011

Estado coloca Expresso ABC no pacote das obras prioritárias

A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) conseguiu o compromisso do Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, de que a implantação do Expresso ABC seja colocada no pacote de prioridades do Governo do Estado de São Paulo para este ano. 


O compromisso foi firmado ontem em audiência na sede da Secretaria.  O Expresso ABC é um projeto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a integração direta da região do ABC com o centro de São Paulo. 


A linha será paralela à já existente Linha 10-Turquesa da CPTM, e os trens seguirão quase sem paradas, com embarque e desembarque apenas nas estações Luz, Brás e Tamanduateí (que integra a linha Verde do Metrô), na Capital, e São Caetano, Santo André e Mauá. 


O objetivo do projeto é ligar o ABC com mais rapidez à Região Central da Capital. A estimativa é que o trajeto seja feito em 12 minutos - atualmente é de 30 minutos -, com o intervalo entre os trens reduzido de 10 para 6 minutos. 


Estima-se que a velocidade média dos trens seja de cerca de 60 km/h. "Conversei com o Secretário Jurandir Fernandes e pontuei a prioridade da implantação do Expresso ABC na região, juntamente com a aceleração do projeto do Monotrilho, interligando o ABC à Capital através do trem rápido e metrô. 


Agradeço ao Governador e ao Secretário pelo atendimento à solicitação" Com a implantação, o número de passageiros atendidos pelo Expresso ABC será de aproximadamente 50 mil, todos os dias. 


Atualmente, saem do ABC em direção à Capital cerca de 310 mil passageiros. Jornal ABC