Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

20 de maio de 2011

CPTM terá 36 novos trens fornecidos em regime de PPP (Parceria Público-Privada)

Série 8000 novo trem da Linha 8-Diamante da CPTM
A  secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo firmou contrato de Parceria Público Privada - PPP da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para o fornecimento de 36 trens novos e manutenção destes pelo período de 20 anos.


O consórcio Paulista, formado pelas empresas CAF S.A.(Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), a CAF Brasil (CAF - Brasil Indústria e Comércio), e a ICF (Inversiones en Concesiones Ferroviarias) foi o vencedor da licitação. 


As 36 composições substituirão a frota existente, em operação há mais de 30 anos. Com os trens novos, somados à modernização da infraestrutura da Linha 8-Diamante (sinalização, vias, energia), será possível reduzir os intervalos de oito para cinco minutos nos horários de pico.


As composições circularão na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi/Amador Bueno). 


A estatal concluiu o programa de reforma de trens, A revitalização proporciona mais conforto aos usuários, melhoria no desempenho da frota e colaborara para a redução dos intervalos nas linhas.


As composições reformadas passaram por uma profunda reforma: as portas ganharam sistema mecânico de travamento, impedindo a abertura indevida e itens de acessibilidade foram incluídos, como o sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento das portas, que auxilia pessoas com deficiência auditiva. As partes externas e internas dos carros receberam pintura e novos bancos e janelas. O piso foi totalmente recuperado, com aplicação de novo revestimento. 
Outra intervenção importante é a redução do vão entre o trem e a plataforma, com a implantação de estribos na parte externa das portas das composições.
Os sistemas de freio, motores de tração, alternadores e circuitos auxiliares passaram por uma revisão geral e os componentes danificados foram substituídos. 


Houve também a instalação de um dispositivo que lubrifica os frisos das rodas e reduz o desgaste dos trilhos. O trem conta ainda com um novo registrador, que funciona como uma espécie de "caixa preta".


As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do site Diário da CPTM .