Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

15 de maio de 2011

Churrascão da Gente Diferenciada' reúne pelo menos 600 em SP, segundo Polícia Militar

Um protesto bem-humorado a favor da construção de uma estação de Metrô em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, reúne pelo menos 600 pessoas, entre manifestantes e "curiosos", segundo a Polícia Militar (PM), em frente ao Shopping Pátio Higienópolis, coração do bairro, onde vivem políticos, artistas, intelectuais e empresários. A manifestação, adotada após alguns moradores realizarem um abaixo-assinado contra a construção da estação na Avenida Angélica e o governo paulista suspostamente atender ao pedido, é batizada "Churrascão da Gente Diferenciada". O nome foi dado após a declaração de uma psicóloga que mora em Higienópolis, em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", que era contrária ao Metrô para evitar que "gente diferenciada" frequentasse o bairro.

Os manifestantes interditam totalmente a Avenida Higienópolis, em frente ao shopping, mas o protesto é pacífico e ocorre sem ofensas preconceituosas. Entoando marchinhas de Carnaval, alguns chegaram a levar frango e farofa para o local. Outros fizeram churrasquinho de frango e queijo de coalho com uma catraca de ônibus envolta num pano e queimada, já que a manifestação também tem a adesão de alguns outros movimentos, entre eles o "Catraca Livre", contra a cobrança de passagens nos coletivos da capital paulista.

Os organizadores do protesto chegaram a cancelá-lo na quinta-feira, após a adesão de mais de 50 mil internautas, mas voltaram atrás. Na época, segundo os organizadores, o protesto, por conta da grande adesão, bloquearia as ruas do bairro e produziria toneladas de lixo na região.

O promotor Antônio Ribeiro Lopes, do Ministério Público de São Paulo, também entrou na discussão e quer saber se a Companhia do Metropolitano (Metrô) mudou o local da futura estação Angélica, da linha-6/laranja, por pressão de um grupo de moradores do bairro. O promotor já pediu explicações à Secretaria de Transportes Metropolitanos. O governo paulista garante que a mudança atendeu a critérios técnicos e negou que tenha havido qualquer pressão dos signatários do abaixo-assinado.

- Queremos saber se foi uma decisão técnica ou se houve pressão de grupos de moradores - disse o promotor.

A nova linha começa ser construída em 2013 e deve ser concluída até 2017. A futura Linha 6-Laranja, com 13,5 km e 14 estações, deverá transportar cerca de 638 mil passageiros por dia. A linha fará integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô e com a Linha 7-Rubi da CPTM.

O presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, disse que a decisão foi puramente técnica.

- O Metrô decidiu reavaliar a localização da futura Estação Angélica por questões puramente técnicas. Ela ficaria a apenas 610 metros da futura Estação Higienópolis-Mackenzie e a 1.500 metros da futura Estação PUC-Cardoso de Almeida. Os 610 metros são uma distância muita curta, o que obrigaria a uma redução de velocidade. Por isso a nova estação será realocada entre as duas. Deve ficar entre a Praça Charles Miller e a Avenida Angélica - disse Avelleda.

O movimento contrário à construção do Metrô em Higienópolis, que contou até com abaixo-assinado, já se arrasta há anos.

Fonte e Fotos: OGlobo