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21 de outubro de 2012

CTBC pode ser alternativa para diminuir a superlotação do Metrô SP


  A outra forma de implantar o CTBC, e a mais radical, consiste na troca de todo o sistema de uma vez . Adotada no Metrô de Londres, no ano passado, provocou transtornos no transporte de passageiros, porque interrompeu o serviço nos finais de semana. 

O Brasil escolheu o modelo espanhol. Além de Madri, Londres e São Paulo, o CTBC está sendo adotado pelos metrôs de Nova York, Paris e Singapura. Em breve, deverá entrar em operação no sistema metroviário de Copenhague, na Dinamarca.


 O CTBC se descata  ainda pela segurança e flexibilidade. De acordo com Garrido, o sistema pode ser implantado em qualquer tipo de metrô, com risco mínimo de pane ou de travamento do sistema intercalado.  ```Não existe a possibilidade de revezes. Se surgir um problema técnico em um dos sistemas, o outro permanece em operação.``

Avanços tecnológicos
  Algumas soluções para atender a alta demanda de passageiros já estão sendo utilizando com eficiência por operadoras ferroviárias. Uma delas é o recurso de condução automática, já adotado no Brasil, na Linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo. Outra iniciativa visa das Estações. Entre elas, as portas automáticas que controlam o fluxo de passagem nas plataformas e garantem a pontualidade dos trens.

  Reduzir o tempo de parada do trem nas estações é fundamental para melhorar o processo, mais deve levar em conta uma série de variantes que mudam de acordo com o desenho da linha e da estação. Entra nessa avaliação, por exemplo, a distância entre as estações e a largura da plataforma. Em São Paulo, cada Linha de metrô apresenta uma forma específica de operação, assim como em Madri. ``O sistema CBTC possibilita a exploração máxima de cada um desses sistemas´´, diz Garrido.

  A expectativa do setor, a médio prazo, é que haja um investimento em políticas públicas voltadas para a área de urbanista e mobilidade . ´´Os modelos sustentáveis de sociedade tem a proposta de diminuir os deslocamentos longos  desnecessários´´, diz Garrido. Segundo ele, o transporte público deve dar uma solução ao novo conceito de cidade sustentável. ´Essa visão global permitirá que no futuro tenhamos cidades   mais próximas dos anseios dos cidadãos.   Foto Estação Palmeiras Barra Funda



 O CBTC é um sistema de controle automatizado para caminhos de ferro que garante o funcionamento seguro dos veículos ferroviários utilizando comunicação de dados entre várias entidades de controlo que compõem o sistema.
CBTC é um sucessor moderno dos sistemas de sinalização ferroviária tradicional que proporcionam um controle limitado usando circuitos de via, encravamentos e sinais.
tecnologia CBTC faz parte do mesmo campo de convergência de engenharia como a automação dos sistemas de tráfego automóvel. Mesmo que os princípios de controle entre os dois domínios de transporte são bastante diferentes, ambos fazem parte da telemática : um sistema CBTC é baseada em princípios fundamentais, tanto da automação e telecomunicações .

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