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25 de fevereiro de 2011

Frota da CPTM ganha reforço de três novos trens com tecnologia de ponta

  As novas composições fazem parte de um total de 105 trens adquiridos pela CPTM recentemente.  Com essas três unidades, o número de novos trens entregues chega a 43, todos equipados com tecnologia de ponta como ar condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual [monitores de vídeo e displays].
    O evento também contou coma presença do presidente da CPTM, Mário Bandeira e do Metrô, Sérgio Avelleda, e diretores das duas companhias.

As seis linhas da CPTM passam por um processo de revitalização, com aquisição de trens, modernização de estações e da infraestrutura [sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea, via permanente e construção de passarelas].

"É uma alegria poder investir no transporte de alta capacidade e de qualidade para a população. Hoje, CPTM e Metrô transportam juntas quase 6,5 milhões de pessoas por dia, o que representa 75% do transporte metroferroviário de todo o Brasil", disse Alckmin. "Entregamos três novos trens zero quilômetro, com ar-condicionado e mais motorização, que tornarão as viagens mais rápidas. Até 2012 serão mais 62 trens, quase 500 carros a mais para a CPTM", informou o governador.

A Linha 8-Diamante, que abriga o evento desta quinta-feira, é um exemplo desse processo, com investimentos que somam R$ 600 milhões. Atualmente, a linha atende a mais de 420 mil usuários por dia, a maioria proveniente das cidades de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco.
 Segundo o secretário Junrandir Fernandes, a CPTM iniciou um processo de renovação de sua frota que não deverá mais parar. "Desde 2005, foram adquiridos 105 trens. É um desafio e uma forte demonstração do propósito desse governo em fazer a CPTM passar para um patamar de maior empresa ferroviária de passageiros do País".

Além de Itapevi e Engenheiro Cardoso, cujas obras foram concluídas no ano passado, as seguintes estações da Linha 8 passam por modernização: Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco. Construídas na década de 1980, essas estações terão novos acessos, mezanino, passarela, equipamentos de acessibilidade [elevador, banheiro exclusivo, piso e rota táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos, rampas etc.], SSO [Sala de Supervisão Operacional], salas técnicas e operacionais.
 Novos sistemas de sinalização e controle de tráfego, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente também estão sendo implantados na Linha 8.

Tecnologia sobre trilhos

Fabricados pela CAF, os três novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, mais as cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional.

As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

PPP - Em 2010, a CPTM assinou contrato para Parceria Público-Privada englobando a manutenção e renovação da frota da Linha 8-Diamante por 20 anos, bem como a incorporação gradativa de 36 novas composições a partir deste ano.

Todas as intervenções estão em andamento. Com o incremento da frota, somado aos novos sistemas, a Linha 8-Diamante oferecerá mais regularidade e conforto aos usuários. Fonte:CPTM