Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

15 de fevereiro de 2011

CPTM ``Empresta´´ novos trens Caf Série 7000 para a Linha 8-Diamante

         
  Apesar de todos os trens serem da CPTM, eu uso o termo ``empresta´´ porque os novos trens não são da Linha 8 eles foram emprestados para reforçar a frota atual do trens Série 5000 (Fepasa) ou (Fepasão),  já a Série 5500 (Eletrocarro) também esta reforçando a frota, com a chegada dos novos trens os usuários já podem sentir a emoção de viajar em um trem novo, com ar-condicionado serão 3 novos trens emprestados para a Linha 8, no segundo semestre de 2011 chegarão as primeiras composições Série 8000 serão 36 novos trens para a Linha 8-Diamante da CPTM.  
 As novas composições contam com ar-condicionado nos vagões, sistema de informação audiovisual aos passageiros, sistema de detecção de fumaça e um moderno sistema de freios, com controle de patinagem e deslizamento, que melhora o aproveitamento do freio em condições de baixa aderência, como quando há chuva.
Os novos trens também são totalmente compatíveis com as normas de acessibilidade, equipados com espaços apropriados para acomodar cadeiras de rodas, sinalização audiovisual do fechamento das portas do trem e saída de emergência sinalizada. Os trens dispõem de dispositivos de comunicação de emergência com o operador/maquinista e com o sistema “data bus” que permite acessar informações sobre o funcionamento de todos os equipamentos do trem.
A segurança dos usuários também aumenta nas novas composições: há um sistema de vigilância com câmeras de monitoramento em cada vagão. Além disso, o primeiro e o último vagão contam com câmeras externas que mostram a movimentação nas plataformas das estações.
Outras melhorias também estão sendo implantadas no sistema para que a circulação dos trens seja otimizada, com o Metrô e a CPTM transportando mais passageiros por hora e por sentido. As vias estão ganhando um novo sistema de sinalização e controle de tráfego. A troca da sinalização e a chegada dos novos trens possibilitarão a redução dos intevalos na CPTM e no Metrô.
Confiram mais em www.facebook.com/ricardoguimaraes.cptm