Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

20 de fevereiro de 2011

1ª viagem na Estação Pinheiros da Linha 4 do Metrô SP

Estação Pinheiros Linha 4 do Metro
  A Linha 4 Amarela do Metrô SP está próxima de entregar mais duas novas estações eu achei esta matéria no Estadão e postei aqui para vocês daram uma olhada.
Em primeira mão, 'Estado' faz trajeto entre a Paulista e a futura estação Butantã, passando pelo local onde cratera matou sete pessoas em 2007
Interior do Trem da Linha 4
  A Secretaria dos Transportes Metropolitanos planeja que as duas estações estejam em funcionamento e integradas com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até junho. “Primeiramente será a Butantã; 30 dias depois, a Pinheiros”, diz o secretário Jurandir Fernandes. A ligação com a CPTM será feita duas semanas mais tarde.

O trajeto entre as Estações Faria Lima e Pinheiros é feito em exato 1 minuto e 5 segundos. Ao chegar à Pinheiros, os passageiros estarão a cerca de 36 metros da superfície e por isso vão precisar subir três níveis de escadas rolantes - são 16 no total e de cima lembram as engrenagens do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin.
                              
   Pinheiros também é a primeira estação do ramal que tem a luz do sol penetrando desde a abóbada até os trilhos, o que faz o chão ficar sempre brilhante. O visual futurista se acentua à noite, quando luzes azuis colorem as paredes de vidro. Nada lembra a tragédia de 2007. É uma estação dois em um, com entrada para o metrô e para a estação homônima da CPTM - da Linha 9-Esmeralda.

Uma das falhas é que as novas estações não estão ainda adaptadas à legislação estadual e não têm banheiros. O presidente da ViaQuatro (que administra a linha), Luís Valença, afirma que o projeto original não previa banheiros, mas agora serão feitas obras para adaptar as estações.

Questionado se há receio de a Pinheiros ser chamada de “estação da cratera”, ele diz que pretende reverter isso com trabalho. “Vamos tentar fazer com que o bom serviço faça as pessoas esquecerem dessa tragédia.”


Shopping. A arquitetura da Estação Butantã lembra a de um shopping center. Sua estrutura retangular fica coberta por placas de aço escovado. Vai receber 35 mil passageiros por dia e terá ao lado um terminal de ônibus com três plataformas.


Antes das duas inaugurações, o ViaQuatro vai mudar as placas indicativas nas plataformas das estações. Pelo projeto original, elas apontam sentido para Vila Sônia e Luz. Os avisos receberão os nomes Butantã e Paulista, respectivamente. A Luz inicia operação até dezembro; a Vila Sônia, só em 2014.

Fonte:Estadão
Fotos:Estadão
Fotos: Ricardo Guimarães
Confiram mais fotos em www.facebook.com/ricardoguimaraes.cptm